19/01/2016 17h44 - Atualizado em 20/01/2016 11h57

Após 1 ano, arara 'mascote' some de novo e repete mobilização na web

Ave batizada de Alice foi vista por moradores de Cosmópolis em 6 de janeiro.
É a 2ª vez que o animal, que vive solto na cidade há 9 anos, desaparece.

Laila BragheroDo G1 Piracicaba e Região

Depois de um ano, arara Alice desaparece pela segunda vez em Cosmópolis (Foto: Roberta Abrahim/Arquivo pessoal)'Mascote' da cidade, a arara foi vista pela última vez dia 6 de janeiro (Foto: Roberta Abrahim/Arquivo pessoal)

Um ano após o primeiro sumiço, que gerou comoção entre os moradores de Cosmópolis (SP), a arara Alice desapareceu de novo. Assim como em 2015, o movimento para encontrar a ave, "mascote do município", cresce nas redes sociais. Até a manhã desta terça-feira (19), as publicações já somavam mais de 1,5 mil compartilhamentos.

Segundo a assistente social Roberta Abrahim, de 48 anos, a ave, que vive solta pelas praças da cidade há nove anos, foi vista pela última vez no fim da tarde de 6 de janeiro de 2016, próximo a um supermercado na Rua Monte Castelo.

Até a Prefeitura abraçou a causa e está com uma campanha no Facebook com pedido de compartilhamento da foto de Alice pela população até que ela seja encontrada. Além disso, moradores divulgaram diversas imagens da arara e pedem às autoridades do município que o sumiço da ave seja investigado.

Ocorrência
Um boletim de ocorrência de desaparecimento foi registrado por duas moradoras na segunda-feira (18), após recomendação da Polícia Ambiental de Americana (SP). De acordo com o documento, Alice possui uma anilha de identificação, que não tem função de localização, e uma deformidade em uma das unhas. "Temos um veterinário que consegue identificá-la. Ele tem vários exames da Alice", afirmou Roberta.

Depois de um ano, arara Alice desaparece pela segunda vez em Cosmópolis (Foto: Roberta Abrahim/Arquivo pessoal)Ave vive solta pelas praças de Cosmópolis há nove
anos (Foto: Roberta Abrahim/Arquivo pessoal)

"Ela tem trejeitos particulares, abaixa a cabeça para o centro e vai para a esquerda e para a direita como sinal de sim ou de não", contou a moradora.

"Nós chamamos e ela vem, assim como faz pose para tirar foto. Mas ninguém consegue carregá-la no colo, exceto uma senhora que trabalha na lavanderia do hospital da cidade", completou.

Paradeiro
Apesar dos detalhes de comportamento, as informações sobre o paradeiro da arara são conflitantes. Roberta disse que uma ave parecida com Alice teria sido vista à venda em uma rodovia de Atibaia (SP).

A Polícia Ambiental de Americana foi acionada para averiguar a denúncia, mas a ave não foi encontrada. Depois, a assistente social recebeu uma foto de um animal, com as mesmas características da arara cosmopolense, sobrevoando uma residência em Araras (SP). "Mas lá está havendo soltura de araras, para que elas vivam livremente, então achamos que não é ela", explicou.

Relembre
No ano passado, a arara Alice desapareceu pela primeira vez no dia 18 de janeiro, um domingo, e foi encontrada quatro dias depois. Ela foi resgata em Campinas (SP), a 37 quilômetros de Cosmópolis, por uma equipe da Prefeitura. Estava com um homem, que ligou para a administração municipal querendo devolvê-la e alegou que a ave entrou pela janela de seu carro no dia 18, próximo ao pedágio de Paulínia (SP).

Segundo o poder público, o homem também teria dito que soube que a arara era de Cosmópolis devido à mobilização nas redes sociais. Na época, o comerciante Adriano Rocha questionou a versão e disse que a mãe do rapaz o fez devolver a ave.

"Sabemos que no domingo, por volta das 16h, quatro pessoas a pegaram e colocaram à força dentro de um carro", relatou. A Prefeitura, porém, informou que não havia provas e não fez registro policial.
 

A história se repete
A assistente social Roberta Abrahim contou que Alice gosta de subir nos veículos em movimento para passear.

A mania da ave, que é de conhecimento dos moradores de Cosmópolis, também foi relatada pela psicóloga Bruna Keiti Patekoski Amancio, de 26 anos.

Ela garantiu que viu o animal sendo levado pelo motorista de uma caminhonete preta por volta das 17h do dia 31 de dezembro.

"Eu moro na Rua Moacir Costa Couto, paralela à pista, e estava voltando do supermercado com meu irmão quando vi a Alice pousar em uma caminhonete no acostamento. O homem que dirigia estava sem camisa. Ele a puxou para dentro. Ela se debateu e tentou sair, mas ele não deixou e foi embora sentido Arthur Nogueira (SP)", contou. Bruna disse que não conseguiu ver a placa do veículo.

Espécie
Alice é da espécie Canindé e costuma habitar as regiões da América Central e América do Sul. Em Cosmópolis, a arara fica na Praça do Rodrigo e, durante o período de aulas, passa os dias na Escola Municipal Rodrigo Octavio de Langaard Menezes. "Ela foi batizada de Alice porque ela falou esse nome quando foi encontrada", explicou Roberta.

Por viver solta, a ave brinca com as crianças no intervalo das aulas. É cuidada e protegida em conjunto pelos moradores, que dão frutas quando ela "visita" as casas. "Ela gosta de ficar perto das pessoas", contou a moradora.

A espécie está na lista de animais em extinção no estado de São Paulo, se reproduz entre setembro e outubro e pode viver até 80 anos. Por se tratar de um animal silvestre, a retirada da mata para venda e criação em cativeiro é considerada crime ambiental.

Buscas
A Prefeitura de Cosmópolis informou que a Guarda Municipal, assim como os departamentos relacionados ao assunto, têm investigado todas as informações que chegam até o poder público.

Entre o primeiro desaparecimento e o segundo, neste ano, a Prefeitura afirmou que não houve nenhum outro incidente com a ave na cidade. O secretário de Recursos Humanos, Osvaldo Veronesi, mora em uma residência próxima à praça onde Alice tinha o costume de ficar.

"Nessas adjacências, os moradores do local sentiram falta da ave, devido ao costume que ela tinha de ir até as casas para se alimentar", informou o poder público. Ainda de acordo com o governo municipal, a arara cosmopolense não possui chip de rastreamento.

Depois de um ano, arara Alice desaparece pela segunda vez em Cosmópolis (Foto: Roberta Abrahim/Arquivo pessoal)Arara Alice está desaparecida pela segunda vez em Cosmópolis (Foto: Roberta Abrahim/Arquivo pessoal)

 

tópicos:
Shopping
    busca de produtoscompare preços de