10/01/2016 17h11 - Atualizado em 10/01/2016 17h39

Atriz profissional tenta Fuvest em Piracicaba para seguir vida acadêmica

Isabela fez seis anos de teatro, mas sempre quis cursar artes cênicas.
‘Quero fazer estudos, dar aulas’, contou a candidata de Rio Claro (SP)

Laila BragheroDo G1 Piracicaba e Região

Isabela Francisconi, candidata da segunda fase da Fuvest em Piracicaba (Foto: Laila Braghero/G1)Isabela Francisconi, candidata da segunda fase da Fuvest em Piracicaba (Foto: Laila Braghero/G1)

Aos 18 anos, Isabela Francisconi é atriz há seis e já tem o registro DRT, que a habilita para exercer a função como profissional da área. Mas ela quer mais e tenta uma vaga no curso de artes cênicas da Universidade de São Paulo (USP). "Quero seguir vida acadêmica; fazer estudos e dar aulas", contou a jovem que chegou ao local da prova com duas horas de antecedência, iniciada às 13h deste domingo (10) na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) em Piracicaba (SP).

Isabela terminou o ensino médio na Escola Técnica Estadual (Etec) Professor Armando Bayeux da Silva, de Rio Claro (SP), administrada pelo Centro Paula Souza, em 2015. Além disso, fez seis anos de teatro e mais um ano de cursinho para se preparar para o vestibular. "Sempre quis fazer faculdade de artes cênicas", afirmou. "Então corri atrás do meu objetivo e deu certo de passar para a segunda fase", comemorou.

A garota, que disse ter facilidade com a área de humanas e, por outro lado, muita dificuldade em química, passará por mais três dias de provas depois dos exames de domingo, segunda e terça-feira, comum à maioria dos cursos.

Candidatos chegam com antecedência ao local de provas da Fuvest em Piracicaba  (Foto: Laila Braghero/ G1)Candidatos chegaram com antecedência ao local
de provas (Foto: Laila Braghero/G1)

A atriz disse estar confiante e só um pouco ansiosa. "A semana vai ser bem puxada, mas não vou perder o foco e nem deixar o cansaço me vencer", garantiu a candidata.

Na quarta, quinta e sexta, a Fuvest continua em São Paulo (SP) para Isabela e os demais candidatos de cursos que exigem habilidades específicas, e envolve prova escrita, prática e oral. "Vou pegar um ônibus aqui na terça e chegar lá na correria. Uma amiga vai me buscar", comentou.

Provas
Na segunda (11), é a vez dos exames de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. Na terça (12), começam os testes específicos, de acordo com a carreira escolhida.

Esquema da segunda fase
A prova de português terá dez questões. Já as provas de segunda-feira terão 16 questões dissertativas de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. E, no terceiro e último dia, serão 12 questões dissertativas, que abordam conteúdos de acordo com a carreira escolhida pelo candidato.

A avaliação pode cobrar temas de duas ou três disciplinas. A primeira chamada dos aprovados no vestibular será divulgada em 2 de fevereiro de 2016.

 

tópicos:
veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de