Queda de energia deixa bairros sem água

Após incêndio na subestação, interrupções acontecem com frequência

De uns tempos para cá, os moradores de Capivari e Rafard têm se queixado de constantes quedas de energia, que permanecem por quase cinco horas. Acionada pela Prefeitura de Capivari na metade de dezembro, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Paulista) justificou as interrupções, dizendo ser devido ao incêndio ocorrido em novembro do ano passado, na subestação de Capivari.

Com isso, a companhia substituiu dois transformadores, inicialmente, por um provisório, e alertou a prefeitura sobre as possíveis quedas. Entretanto, segundo o Prefeito Rodrigo Proença (PPS), o transformador definitivo já foi colocado pela CPFL Paulista na primeira semana de dezembro.

A par da situação, O Semanário questionou pessoas por meio da rede social Facebook, e recebeu a informação de que a conta de energia referente ao último mês também não havia sido entregue em diversas casas nas duas cidades.

Em nota, a CPFL Paulista afirma que “o temporal, acompanhado de fortes ventos e descargas atmosféricas (raios), que atingiu a região de Capivari e Rafard, na tarde de terça-feira, 14, causou danos na rede elétrica”. Segundo o Centro de Operações da empresa, das 15h14 às 19h39, 32 clientes ficaram sem energia na Rua B (Jardim do Bosque), enquanto 168 clientes foram afetados das 14h31 às 17h02 na Rua Natale Dal Fabro (São João), ambos bairros de Capivari.

No entanto, de acordo com as reclamações geradas pelos usuários do Facebook, ao menos 11 bairros de Capivari e os dois de Rafard (Centro e Popular) apresentam interrupções no fornecimento de energia elétrica. A respeito das contas não entregues, a CPFL Paulista não se pronunciou.

A Prefeitura de Capivari informou que também está tendo prejuízos com as quedas. Além de terem perdido alguns equipamentos, neste fim de semana a falta de energia brusca queimou duas bombas de fornecimento de água (Paulino Galvão e Sgariboldi), deixando os bairros Nova Aparecida e Vila Fátima sem água no sábado e no domingo.

Os clientes que tiverem problemas de falta de energia podem entrar em contato com a CPFL Paulista através dos seguintes canais de atendimento: 0800-010-1010/www.cpfl.com.br (acesso via smartphone).

A companhia também garante que é possível procurar o atendimento presencial “em todos os municípios atendidos”. Todavia, não existe posto de atendimento em Capivari ou Rafard, sendo o mais próximo em Piracicaba.

___

Publicada na página 9 da edição 1134 do jornal O Semanário, em 17 de janeiro de 2014.

Deixe uma resposta